Encomende o Seu CD aqui!

Nome do BI:
Numero de Celular:
Morada Actual (Maputo - Cidade)
Endereço de E-mail:
Qual o CD que pretende adquirir?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resenha do album “Na linha da frente” da G-Pro



G Pro - Na linha da frente
Ano: 2010
Género: Hip-Hop Moz / RnB
Edição: Independente
Distribuição: G Pro, A Garragem


Intro:

Quando o álbum “Na linha da frente” da Gpro saiu às ruas, em Maio, se a memória não me trai, empreendi todo esforço no sentido de, à semelhança do que fiz com Y-Not, postar em forma de resenha o meu ponto de vista. Mas, quando tudo estava escrito e quase tudo dito, eis que disco duro pifou. Aí chamei meu nigga Balta, barra nessas cenas de Informática, tentamos fazer restart, setup mas não tinha o backup, niggaz perdi o review. E assim tive que começar tudo de zero. E só agora consegui postar.

Sei que isto tudo parece sample da faixa “Disco Duro” de Trezagah mas nada disso, foi o que realmete aconteceu, perder muita informação foi o azar que tive - Imanti Kuran Xarifo!, como diz a minha mana Zuleka.

Resenha:

Depois de em 2003 ter lançado o primeiro album “Um passo em frente”, a Giants Produções ou simplesmente G Pro finalmente está de volta ao mercado com “Na linha da frente”, nas ruas de Maputo e do mundo desde Maio. Neste álbum o grupo do manager Djo que em 2000, ano de sua criação, integrava os rappers Duas Caras e Sem Paus (também produtor) apresenta-se agora com um elenco diferente com os rappers Duas Caras e Trezagah e ainda o cantor e produtor G2.

Com 15 magníficas faixas principais e 3 faixas bónus, “Na linha da frente” é um álbum visivelmente dominado por G2. O cantor, que pelo uso excessivo do vocoder, efeito de voz conhecido entre nós como txuna voz, é também conhecido como a versão moçambicana do norte-americano T-Pain aka O Rapper Que Se Tornou Cantor, para além de se encarregar pela produção do álbum, cantou a maior parte dos temas e fez os coros para os temas de Duas e Trez. Essa estratégia valeu ao grupo o inegável sucesso comercial que o grupo vem tendo desde o lançamento dos singles de avanço “Karaboss” e “Punchline”, que para além de serem fortemente rodados em todos chapas, estações de rádio e televisão, são igualmente os mais usados como tocknices e ringtones nos telefones celulares (se quizer confirmar faça como G2 recomenda: “nigga pergunte a tua shortie qual é o ringtone dela” ). Porém, a mesma estratégia, ou melhor, o novo estilo da G Pro, muito RnB tanto na sonoridade como no conteúdo, deixa um pouco a desejar, principalmente para quem esperava de Duas Caras e Trezagah um hip-hop de linha dura, tipo “De volta a casa” e “Bangalala” ambos produzidos e bem produzidos por Sem Paus (E aí Sem Paus, será que você volta à G Pro?).

A maioria das faixas, dominadas por G2, conforme ficou dito, fala de amor. Aborda-se também a questão das habilidades de cada um, do motivo que os levou o grupo mudar de estilo, enfim, quase tudo aquilo que se espera de um álbum de Rap moderno. O tema mais surpreendente, mais diferente, mais profundo e mais sem adjectivos para qualificá-lo, é sem sombras de dúvida o semi-acústico “Sinais dos tempos” de Duas Caras (com G2 e Mimae), tanto o rapper como o produtor estiveram no seu melhor, é mesmo uma jóia de música, sempre que escuto este tema fico sem sabrer o que fazer (no homo) (Oh Duas, faça mais disto méu, tu podes!)

Este disco conta com participaçãoes internacionais de Valete e Sam The Kid (Portugal) e Mister K (Angola). Quanto às participações nacionais, para além das vozes excepcionais das cantoras Julie e Mimae, a escolha recaiu sobre Kloro, Lay Low, Sem Paus, Suky e Turaz, todos, excepto Sem Paus, rappers da nova escola. Esta selecção deveu-se provavelmente ao impacto comercial que se pretende que o álbum tenha mas, há que diga que Duas e Trez chamaram putos para dar a entender que eles é que são os melhores do Hip-Hop Moz, tese que seria difícil defender se tivessem chamado rappers veteranos (será?).

Bom. Diga-se o que se disser, a verdade é que “Na linha da frente” ficará gravado na história da nossa música como o álbum que levou Hip-Hop Moz à um outro nível de qualidade, podendo concorrer em pé de igualdade com qualquer disco editado por qualquer editora internacional.

Lista de músicas:
1. Intro
2. G Pro – Punchline
3. G Pro – G.P.R.O. (com Valete)
4. Trezagah – Disco duro
5. Duas Caras – SMS (com G2)
6. G2 – Amor e drama
7. Duas Caras – Karaboss (Remix) (com G2, Kloro, Sam The Kid, Mister K, Lay Low, Trezagah, Valete, Sem Paus, Suky)
8. G2 – Mulher ideal
9. Trezagah – Amor sem limites (com G2)
10. G2 – Deixa te levar (com Turaz)
11. Trezagah – Meu estilo (com Julie)
12. G2 – Quero uma friend (com Trezagah)
13. G2 – Mais bass
14. G2 – Especial (com Mimae)
15. Duas Caras – Sinais dos tempos (com G2 e Mimae)
16. G Pro – Africa Remix (Bonus track)
17. Duas Caras – Cara Cara (Bonus track)
18. Duas Caras – Karaboss (Bonus track)

Classificação: 6/10
Favorita: “Sinais dos tempos” - Duas Caras (com G2 e Mimae)

fonte: magus delirio

1 comentário: